O mercado da ressonância magnética veterinária

O mercado da ressonância magnética veterinária

A Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem, altamente sofisticado, que usa um campo magnético forte e ondas de radiofrequência para formar imagens. Ela pode ser utilizada como auxílio ao diagnóstico em diversas situações e enfermidades, uma vez que permite avaliar diferentes partes do corpo do paciente quando posicionado dentro do campo magnético.

Esse exame possibilita uma boa análise de tecidos moles do paciente, podendo ser utilizado principalmente para o encéfalo, pescoço, medula espinhal, articulações, abdômen e músculos.

Apesar de ser popular na medicina humana, esse método ainda é pouco difundido dentro do universo veterinário no Brasil quando comparado aos outros tipos de exame de imagem (radiografia, tomografia e ultrassonografia). Atualmente, o país conta com pouco menos de 20 serviços de ressonância para animais, um número baixo quando comparado a extensão do território brasileiro. Fica ainda, mais crítica essa análise quando percebemos que pouco mais de um terço dessas máquinas estão instaladas na Grande São Paulo e no Rio de Janeiro.

Essa realidade se dá pelo alto custo dos equipamentos de ressonância magnética e sua manutenção, e também pela falta de profissionais especializados na área. Diferente do boom da radiografia anos atrás e, atualmente, da tomografia, o crescimento desses exames na veterinária acontece de forma lenta, mas o cenário começou a ser favorável para os próximos anos.

Isso porque a importância desse exame tem se mostrado fundamental para o bom funcionamento de clínicas e hospitais veterinários, garantindo diagnósticos assertivos para seus pacientes e, consequentemente, resultados positivos de tratamento. Esse fato chamou a atenção de grandes investidores da saúde veterinária que apresentaram movimentação de fundos para a ressonância magnética.

A Imagem.vet oferece treinamento de uso dos equipamentos de ressonância para clínicas e hospitais veterinários, assim como auxilia no desenvolvimento de protocolos e emissão de laudos para cães, gatos e equinos. Essa é uma maneira que encontramos de ajudar na disseminação deste método no Brasil.

Quer saber mais sobre a ressonância magnética veterinária? Acompanhe as redes sociais da Imagem.vet e fique por dentro!