Qual a importância de um posicionamento radiográfico preciso e como uma equipe especializada em laudos pode tornar os resultados ainda mais eficazes?

Qual a importância de um posicionamento radiográfico preciso e como uma equipe especializada em laudos pode tornar os resultados ainda mais eficazes?

A telemedicina diagnóstica veterinária é um dos grandes ganhos para a saúde animal propiciados pelo avanço da tecnologia. 

No último ano, as buscas por “telerradiologia” no Google aumentaram 250%. E de fato, esse tema está em alta: por aqui, observamos um aumento na procura por esse serviço.

Ao possibilitar que exames realizados em clínicas e hospitais veterinários sejam laudados por profissionais especializados, o telediagnóstico  facilita o acesso a laudos mais técnicos, assertivos e ágeis, mesmo nas regiões mais remotas do país. ⠀

Mas entrando mais a fundo neste contexto, é extremamente importante que os posicionamentos radiográficos nos animais sejam feitos de forma precisa para que os laudos sejam diagnosticados com precisão. 

Muitas vezes, nossos pacientes não são colaborativos ou encontram-se em quadros clínicos desfavoráveis à manipulação necessária durante a execução do exame radiográfico.

A realização do exame radiográfico requer um certo grau de treinamento e prática para que as imagens resultantes tenham boa qualidade diagnóstica.

Muitos diagnósticos podem ser confirmados ou excluídos usando o exame radiográfico como complementação diagnóstica. Associado ao exame físico, história do paciente e outros exames de diagnóstico, ajuda a definir ou refinar a conduta clínica. 

Por exemplo: o exame radiográfico pode confirmar ou excluir fraturas e luxações em pacientes traumatizados, ou auxiliar no diagnóstico de pneumonia ou outras afecções pulmonares em um paciente com tosse. Assim, permite refinar as hipóteses diagnósticas mais prováveis e definir o tratamento mais indicado.

Sendo assim, posicionar corretamente o animal garante a qualidade do diagnóstico. Os posicionamentos são mencionados de acordo com o sentido de onde os raios penetram, como craniocaudal, caudocranial, mediolateral, lateromedial, dorsoventral, ventrodorsal, dorsopalmar, palmarodorsal, dorsoplantar, plantarodorsal, laterolateral esquerdo e direito, etc.

É preciso levar em consideração que para cada região, espécie, raça ou idade, há características próprias que devem ser levadas em consideração no momento de captar a imagem radiográfica. Até mesmo a respiração do animal deve ser controlada com a técnica adequada para evitar ruídos na imagem. 

Depois deste processo, para tornar os resultados ainda mais eficazes, é preciso contar com o suporte de uma equipe especializada no diagnóstico dos laudos. 

Na Imagem.vet emitimos laudos de radiologia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e eletrocardiograma e, ainda, auxiliamos em todos os processos de exames, como definição das projeções radiográficas necessárias e orientações sobre posicionamento através de nosso chat com o radiologista

A nossa equipe é formada por veterinários com especialização em diagnóstico por imagem e cardiologia. Todos possuem vasta experiência em suas respectivas áreas e atuam na rotina de renomados centros de diagnóstico e hospitais veterinários.

Enquanto ocorre essa avaliação dos exames radiográficos e os traçados de eletrocardiografia, sua clínica, hospital ou centro de diagnóstico pode dar mais atenção aos clientes e cuidados aos pacientes.⠀

Excelência, ética e responsabilidade são fundamentais para nós, por isso que todos os laudos são realizados por veterinários com especialização em diagnóstico por imagem e cardiologia.