Diagnósticos difíceis e a saúde mental: como lidar com casos sensíveis na medicina veterinária?

Diagnósticos difíceis e a saúde mental: como lidar com casos sensíveis na medicina veterinária?

O Janeiro Branco nos ajuda a entender melhor muitas situações que sempre achamos comuns ou rotineiras, mas que, na verdade, têm impactos profundos em nossa saúde mental.

Esse é o caso dos diagnósticos difíceis. Quantas vezes não nos deparamos com tutores já cheios de preocupação com seus pets e ainda temos que dar uma notícia difícil?

Mas nossa saúde mental é importante! Por isso, vamos ver algumas formas de nos proteger nesses casos:

1 – Reconheça seus próprios limites

Perceba se suas reações estão muito à flor da pele. Caso sinta-se sensível demais, procure identificar os gatilhos, situações que te sobrecarregam e não deixe de falar com um profissional sobre sua condição.

2 – Invista em suporte profissional

Terapia em dia é a chave para estar com a cabeça bem. Falar sobre seus problemas e rotina com um especialista com certeza te trará mais tranquilidade.

3 – Crie uma rotina saudável

Tenha atividades para espairecer. Seja no trabalho, com pausas para respirar, ouvir uma música ou ler, ou então hobbies como esportes, dança e afins.

4 – Converse com colegas de profissão

Entender como outras pessoas que estão na mesma situação que você se comportam pode ajudar a ter insights de como ter uma rotina mais leve também. Toda ajuda é válida!

5 – Desconecte-se do trabalho

Deixe o trabalho no trabalho! Isso significa ficar distante do celular às vezes, distrair a cabeça com outras atividades… todos precisam de um descanso!

Trabalhar com vidas sempre será um desafio e lidar com situações como essa é algo delicado. Por isso, conte com a Imagem.vet para criar uma comunidade acolhedora para todos os veterinários. Sabemos como a rotina pode ser difícil, mas juntos, podemos superá-la!