Janeiro Branco: Mês da conscientização sobre a saúde mental e emocional

Janeiro Branco: Mês da conscientização sobre a saúde mental e emocional

Com certeza você já ouviu falar sobre as campanhas do setembro amarelo, outubro rosa e até o novembro azul, mas e o janeiro branco, você sabe quais assuntos são pautados neste mês? Confira o texto para ficar por dentro!

O primeiro mês do ano é marcado por um novo início para muitas pessoas, oportunizando momentos de reflexão e planejamento para todas as áreas da vida. Por isso deve ser um momento de autocuidado e amor próprio também, para que as expectativas e realidade sejam alinhadas de maneira saudável.

A campanha do janeiro branco é uma ressalva aos cuidados mentais e emocionais, criando uma cultura de conscientização mais humanizada, principalmente no âmbito de trabalho. Mostrando que é possível conciliar o pessoal e profissional sem prejudicar a qualidade de vida.

Trazendo a pauta para o universo da medicina veterinária, observamos dados alarmantes sobre a saúde dos profissionais. Segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC): a taxa de suicídio é 3,5 vezes maior que o restante da população. De acordo com um dado do Sistema Único de Saúde (SUS), o número de suicídio e depressão entre médicos veterinários é um dos mais altos entre as demais profissões.  A taxa de suicídio entre eles é de 10,6 para um.

Este é o resultado do esgotamento mental e físico, já que lidamos com situações difíceis diariamente com nossos pacientes.

Essas situações podem ocasionar em síndromes como: Burnout e Fadiga por Compaixão. Sendo a primeira um distúrbio causado pelo esgotamento emocional quando há sobrecarga de trabalho, já a segunda diz respeito a esse esgotamento quando está relacionado ao sofrimento de terceiros.

Ambas as doenças são comuns entre os médicos veterinários e necessitam de atenção para evitar seus desencadeamentos. Se você se sente cansado ao extremo, falta de ar, ansiedade, irritabilidade ou até falta de autovalorização, procure ajuda de um especialista.

Saber dosar o seu trabalho e a vida pessoal é fundamental para manter uma saúde mental equilibrada, por isso é preciso conhecer seus limites. O nosso corpo tem formas diferentes de nos alertar que algo está errado, por isso dê atenção aos sinais!

O trabalho é uma parte importante na nossa vida, mas é apenas uma delas!