Teleultrassonografia: Como o ultrassom acontece na telemedicina?

Teleultrassonografia: Como o ultrassom acontece na telemedicina?

O ultrassom é um exame que utiliza ondas sonoras de alta frequência para refletir imagens do corpo do paciente, determinando o tamanho, forma e consistência de uma estrutura. 

É um exame não invasivo e de alta tolerância entre os pacientes, com imagens em movimento que descartam a necessidade de cirurgias para a sua realização, além de não precisar do uso de radiação. A ultrassonografia é indicada para o diagnóstico de várias patologias, entre elas: investigação de problemas digestivos, monitoramento de doenças cardíacas, avaliação das glândulas adrenais, problemas relacionados ao sistema reprodutor e suspeita de rompimento de ligamentos.

A identificação desses problemas acontece já no momento do exame, então como a ultrassom acontece na prática da telemedicina? 

Assim como na medicina humana, a telemedicina veterinária é um termo guarda-chuva para o exercício de serviços médico-veterinários a distância por meio da tecnologia. Dentro desse termo, existem diversas modalidades, como: teleconsulta, teleatendimento, telediagnóstico, teleorientação e outros. Dentro do telediagnóstico, está a teleultrassonografia.

A teleultrassonografia ainda não está tão difundida no Brasil, quanto às outras práticas da telemedicina veterinária, mas ela existe. Ela  funciona, como nos outros métodos de tele, a partir da análise a distância, onde técnicos realizam as imagens e os médicos veterinários fazem o laudo baseado em imagens estáticas ou em vídeo.

Para essa prática é preciso ter o conhecimento que a análise será feita exclusivamente da estrutura que consta no documento, sem avaliar imagens de um todo. Tendo isso em vista, é possível fazer uma tele ultrassom.

Outra maneira de se fazer teleultrassonografia é através da teleconsultoria sobre um exame ultrassonográfico, onde o médico veterinário busca outras opiniões sobre o estado do paciente através do exame de ultrassom. Essa é a mágica da telemedicina, ela nos permite alcançar diversas vertentes das atividades médico-veterinárias, seja para auxiliar em exames, laudar ou prestar consultoria para outro médico. 

Se você quer conhecer mais sobre a teleultrassonagrafia e telemedicina como um todo na medicina veterinária, siga a Imagem.vet no Instagram e confira nossos conteúdos no canal do YouTube, onde falamos de maneira mais explicativa sobre diversos assuntos que envolvem a medicina veterinária.